Feira EletroMetalMecânica abre oportunidades de negócios no oeste catarinense
PT EN
Quero Visitar Quero Expor

Todas as Notícias Voltar

Feira EletroMetalMecânica abre oportunidades de negócios no oeste catarinense

Publicado em 13/02/2018 - 10:49  

Thumb post image

A feira EletroMetalMecânica 2018 deverá receber 120 expositores, 30% a mais que na edição anterior, realizada há quatro anos. O volume de negócios estimado é 60% maior que o realizado na edição anterior e o público previsto é de 20 mil profissionais ao evento, de acordo com as projeções do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Chapecó (Simec), que realiza o evento em parceria com a Messe Brasil, organizadora de feiras sediada em Joinville (SC).

A 3ª edição da feira será realizada de 6 a 9 de março de 2018, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC), para promover as indústrias da região oeste do estado catarinense, assim como levar novas tecnologias para atualização do parque fabril metalmecânico da região. Conhecida anteriormente como MetalMecânica + Corte e Conformação, a feira foi redesenhada com a experiência do novo organizador, a Messe Brasil.

"A força da região Oeste de Santa Catarina vem de uma multiplicidade de pequenas e médias empresas espalhadas por mais de 50 municípios. Uma força consumidora de máquinas, insumos e equipamentos, que atendem à indústria agropecuária e alimentícia, cada vez mais mecanizada e automatizada", explica Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil. "A cidade sede da feira, Chapecó, é um polo econômico do oeste do estado de Santa Catarina, concentrando boa parte das empresas, empregos e produção regional, onde encontram-se sedes das principais empresas processadoras e exportadoras de carnes de suínos, de aves e derivados do Brasil."

"A feira permite aos empresários da região o acesso facilitado às novas tecnologias e negociações para renovação dos parques fabris da região, concentradas em um único ambiente", comenta Orly Bernardes, coordenador geral da EletroMetalMecânica. As sinalizações de retomada da economia criam perspectivas ainda melhores para 2018. "Os empresários devem voltar a investir e buscar inovações competitivas para os seus negócios, retomando gradativamente o ritmo pleno da produção e crescimento do mercado", acredita Bernardes.

A terceira edição da feira também terá estrutura para receber expositores e visitantes de outros países. Complementando o evento estão na programação uma Rodada de Negócios e um Congresso.

Uma das atrações da feira será a Arena de Robótica, que permitirá vivenciar a experiência prática e qualificar-se nas "várias faces da robótica". Além da exposição de máquinas, ferramentas, serviços e soluções para o mercado eletrometalmecânico, em ambiente propício para realização de negócios, o público pode experimentar em um único local as perspectivas da robótica, a começar pelo ambiente educacional até a robótica industrial, presente na indústria 4.0.

A Arena de Robótica conta com a curadoria do I.A.R. - Instituto Avançado de Robótica e evidencia as inovações tecnológicas que integram conhecimento, automação, controle e tecnologia da informação, aplicados aos processos de manufatura. A ideia é representar no espaço as cinco áreas da robótica - educacional, industrial, colaborativa, móvel e humanoide.

CONHECIMENTO E NETWORK - Associar o conhecimento aos negócios e a renovação tecnológica dos parques fabris é o principal objetivo da Messe Brasil ao organizar feiras e congressos de áreas técnicas. Para a EletroMetalMecânica, estabeleceu parceria com a Unoesc Chapecó e o Senai que idealizaram o espaço "EletroMetalMecânica - Conhecimento e Network", para proporcionar aos expositores e visitantes um local rico de qualificação e atualização para o setor metalmecânico, além de possibilitar a ampliação da rede de relacionamento.

"Criamos uma ampla programação paralela à feira com palestras, oficinas e interação entre profissionais, possibilitando a geração de negócios e a atualização técnica", comenta o professor da Unoesc, Gilberto Pinzetta.

O evento em Chapecó acontece em um cenário de crescimento e especialização do setor metalmecânico na região, em equipamentos para frigoríficos, fabricação de móveis, papel e celulose. O setor de transformação é o que mais gera empregos na região, com 34% dos postos de trabalho. O setor eletrometalmecânico concentra mais de 10% das empresas do oeste catarinense e nas cidades de Chapecó, Xanxerê e Concórdia, esse índice alcança os 57%.

Segundo Pinzetta as indústrias produzem equipamentos com tecnologia mundial para a agroindústria, sistemas de refrigeração e transporte refrigerado, atendendo a agricultura e a manutenção industrial de alto nível para equipamentos diversos, utilizados em diferentes segmentos de atividade. "Esse contexto justifica a importância de oportunizar aos visitantes um espaço na feira que traga máquinas e equipamentos, associado a informações técnicas e atualizações para os profissionais do segmento", reforça.

Os setores em exposição na feira são: peças usinadas, moldes, matrizes e dispositivos, matérias-primas, (aço inox, aços em geral e não ferrosos), prensas, máquinas e equipamentos para corte e conformação, ferramentais para estamparia, tintas industriais,tratamento térmico e de superfícies, automação industrial e controle de processos, máquinas para fundição, equipamentos e insumos de solda e caldeiraria, máquinas para indústria plástica e borracha, máquinas ferramenta e periféricos, ferramentas de corte, manutenção industrial, lubrificantes industriais, hidráulica e pneumática, bombas e válvulas, compressores, cilindros e equipamentos, motores, acoplamentos, redutores e engrenagens, controle de qualidade e metrologia dimensional e de forma, software (CAD/CAM/CAE/Industrial), equipamentos para movimentação e armazenagem, projetos e serviços específicos para a indústria Eletrometalmecânica, digitalização e prototipagem, bancos, associações, entidades e publicações técnicas.

SERVIÇO:
EletroMetalMecânica 2018 - Feira Congresso de Tecnologia para a Indústria Eletrometalmecânica
Data: 6 a 9 Março de 2018
Horário: 14h às 21h
Local: Parque de Exposições Tancredo Neves (SC)
Organização: Messe Brasil
Mais informações: www.eletrometalmecanica.com.br

Fonte: IPESE
09/02/2018 - IPESI INFORMA
http://www.ipesi.com.br/Noticias/6307-feira-eletrometalmecanica-abre-oportunidades-de-negocios-no-oe...