PT EN
Quero Visitar Quero Expor

Todas as Notícias Voltar

Com novidades, EletroMetalMecânica 2018 começa amanhã e atrai 120 expositores

Publicado em 05/03/2018 - 14:55  

Thumb post image

Feira destaca novas tecnologias em produtos e serviços para renovação dos parques fabris, de 6 a 9 de março, em Chapecó, SC. Evento conta com Arena de Robótica, Rodada de Negócios e Congresso Conhecimento e Capacitação.

O SIMEC – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Chapecó – e a Messe Brasil, organizadora de feiras sediada em Joinville, SC, realizam a 3ª edição da feira EletroMetalMecânica, de 6 a 9 de março de 2018, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó, SC. O evento tem o principal objetivo de promover as indústrias da região oeste do estado, assim como levar novas tecnologias para atualização do parque fabril metalmecânico da região. Conhecida anteriormente como MetalMecânica + Corte e Conformação, a feira foi redesenhada com a experiência do novo organizador, a Messe Brasil.

Uma das mudanças está no nome, que passa a ser EletroMetalMecânica. “A força da região Oeste de SC vem de uma multiplicidade de pequenas e médias empresas espalhadas por mais de 50 municípios. Uma força consumidora de máquinas, insumos e equipamentos, que atendem à indústria agropecuária e alimentícia, cada vez mais mecanizada e automatizada”, explica Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil. “A cidade sede da feira, Chapecó, é um polo econômico do oeste do estado de SC, concentrando boa parte das empresas, empregos e produção regional, onde encontram-se sedes das principais empresas processadoras e exportadoras de carnes de suínos, de aves e derivados do Brasil”, acrescenta.

A avaliação do SIMEC ao reativar a feira EletroMetalMecânica 2018, é positiva com a atração de 120 expositores, 30% a mais que na edição anterior, realizada há quatro anos. O volume de negócios também deve crescer em 60% e levar um público de 20 mil profissionais ao evento. “A feira permite aos empresários da região o acesso facilitado às novas tecnologias e negociações para renovação dos parques fabris, concentradas em um único ambiente”, comenta Orly Bernardes, coordenador geral da EletroMetalMecânica. As sinalizações de retomada da economia criam perspectivas ainda melhores para 2018. “Os empresários devem voltar a investir e buscar inovações competitivas para os seus negócios, retomando gradativamente o ritmo pleno da produção e crescimento do mercado”, acredita Bernardes.

A terceira edição da feira também terá estrutura para receber expositores e visitantes de outros países. Complementando o evento estão na programação uma Arena de Robótica, Rodada de Negócios e um Congresso.

Arena de robótica permite vivência prática em diferentes áreas

Iniciativa abrange conhecimento e experiências em robótica educacional, industrial, colaborativa, móvel e humanoide.

Vivenciar a experiência prática e qualificar-se nas “várias faces da robótica” dentro de uma arena de robótica é uma inovação na EletroMetalMecânica 2018. Além da exposição de máquinas, ferramentas, serviços e soluções para o mercado eletrometalmecânico, em ambiente propício para realização de negócios, o público pode experimentar em um único local as perspectivas da robótica, a começar pelo ambiente educacional até a robótica industrial, presente na indústria 4.0. A Arena de Robótica conta com a curadoria do I.A.R. – Instituto Avançado de Robótica® (http://iar.eng.br/treinamentos/agenda-treinamentos) e evidencia as inovações tecnológicas que integram conhecimento, automação, controle e tecnologia da informação, aplicados aos processos de manufatura. A ideia é representar no espaço as cinco áreas da robótica – educacional, industrial, colaborativa, móvel e humanoide.

A robótica educacional evidencia que desde a educação infantil é necessário iniciar a formação e o desenvolvimento dos talentos na área de robótica. Por meio da formação em lógica, programação e conceitos tecnológicos, é possível estimular crianças e adolescentes à criatividade e ao desenvolvimento de soluções inovadoras na área de robótica educacional, empreendedorismo e multidisciplinaridade. Soluções criativas permitem experiências focadas em projetos mecatrônicos, construindo a base para a formação de futuros engenheiros, capazes de vivenciar as necessidades das fábricas inteligentes do amanhã.

A robótica industrial terá um case prático de uma indústria que já utiliza os conceitos da indústria 4.0, que permite visualizar ganhos em produtividade e competitividade. A robótica colaborativa vai demonstrar os ganhos superiores de integração das atividades de profissionais e robôs, comparado ao trabalho individualizado. A robótica móvel demonstra as vantagens da aplicação de soluções inteligentes na logística e no gerenciamento da cadeia produtiva. Para completar as soluções, a robótica humanoide proporciona a experiência do uso de robôs nos mais diversos setores, como educativo, social e de assistência a pessoas com necessidades especiais.

Sobre as empresas confirmadas

O I.A.R. (Instituto Avançado de Robótica, www.iar.eng.br) terá uma Unidade Móvel adaptada à indústria 4.0 (indústria avançada) de formação equipada dentro da Arena de Robótica para demonstrações práticas, apresenta a escola de robotistas e a pós-graduação Latu Sensu em Engenharia Robótica®, focados nas tendências do mercado industrial e na formação de carreiras que são a promessa do futuro. As especializações lato senso de indústria 4.0 e de engenharia robótica® formará peritos para atuar na indústria de base metalmecânica e em outros segmentos que utilizam manipuladores robóticos. O I.A.R. já fechou parceria com a UNOESC e pretende oferecer a pós-graduação no segundo semestre de 2018 através de um convênio de cooperação tecnológica já assinado.

A SCHUNK, empresa multinacional familiar alemã, líder competente em sistemas de garras e tecnologia de fixação traz, pela primeira vez, para Chapecó, sua linha de produtos de automação visando apresentar para a região equipamentos inteligentes que auxiliam no aumento da produtividade da indústria, durante a Feira. “A região de Chapecó é uma nova área de vendas para a SCHUNK, porém, com muito potencial. Os empresários locais estão vendo as vantagens da automatização dos processos fabris, com objetivo do aumento da produtividade.”, afirma o diretor da subsidiária brasileira da SCHUNK, Mairon Anthero. Para a Arena de Robótica a SCHUNK levará seus principais produtos da linha de automação, como as garras PGN+ e PGN+P, troca rápida para robô, módulos de giro, unidades de compensação, sensores de colisão, unidade de Pick and Place, entre outros. “Nesta feira, nosso foco será a Indústria 4.0, onde mostraremos sobre como flexibilizar a linha de produção.”, finaliza o coordenador de aplicações da SCHUNK, Júlio Del Valle, que representará a multinacional no evento.

A Robomind, especializada em robótica para o ensino fundamental e médio, leva montagens de robôs que trabalha em sala com alunos, e proporcionam interatividade com os visitantes na Arena de Robótica. O objetivo é evidenciar que o ensino tecnológico, em especial da robótica pode servir de agente motivador para as novas gerações despertando, além da curiosidade, soluções de problemas utilizando as tecnologias apresentadas em sala de aula. O trabalho com a robótica desde a educação básica tem facilitado a adesão de jovens, que antes não tinham ideia do que estudar, a seguir carreira seguir nessa área e perceber que as tecnologias, em especial, robótica e automação industrial tem um impacto direto na própria vida e da comunidade onde estão inseridos.

A Yaskawa Motoman, uma das maiores empresas de robótica industrial do mundo, fará uma demonstração prática sobre automação robotizada com o uso de seus robôs e suas aplicações. Serão demonstradas duas células robóticas que estarão em funcionamento durante todo o evento junto com um robô colaborativo. A célula de Usinagem com Spindle Pneumático e Corte Ultrassônico executado pelo robô MH24 e o controlador DX200. A célula de Solda MIG Sincronizada será demonstrada pelo robô MA1440 e o Posicionador MH505 com controlador DX200, executando uma solda de escapamento de veículo para processo MIG ou MAG. A Yaskawa Motoman dispõe de mais de 150 modelos de robôs e soma mais de 360.000 robôs em uso em indústrias em todo mundo, nas mais diferentes funções produtivas. Das indústrias atendidas destacam-se os segmentos automotivo, autopeças, linha branca, alimentício e farmacêutico.

Palestras da Arena de Robótica

07/03 – quarta-feira

15h – “Garras: O uso de garras colaborativas nos processos produtivos” – Júlio Del Valle, coordenador de aplicações da Schunk

16h – “Robótica na educação básica” – Gracielle Paris, pedagoga, especialista em gestão escolar da Robomind

17h – (COBOTS: Robôs Colaborativos Industriais – Rogério Vitalli, diretor do I.A.R.

08/03 – quinta-feira

15h – “A flexibilização dos processos produtivos através de acessórios para robôs” – Júlio Del Valle, coordenador de aplicações da Schunk

16h – “Pós-graduação I.A.R.: Engenharia Robótica e Indústria 4.0” – Rogério Vitalli, diretor do I.A.R.

17h – “A neurociência e a educação tecnológica” – Gracielle Paris, pedagoga, especialista em gestão escolar da Robomind

18h – “A visão da Schunk Intec BR sobre os conceitos e aplicações da Indústria 4.0 – Júlio Del Valle, coordenador de aplicações da Schunk

19h – “A formação profissional do robotista para a Indústria 4.0” – Rogério Vitalli, diretor do I.A.R.

Rodada de negócios reúne indústrias e compradores

Para ampliar as relações de oferta e fornecimento de produtos e serviços durante a Feira Eletrometalmecânica, acontecerá a Rodada de Negócios do Setor Eletrometalmecânico. Dentro da programação do evento a rodada de negócios acontece, dia 7, no pavilhão 4 do Parque de Exposições Tancredo Neves.

Na rodada, estarão presentes grandes indústrias consumidoras de matérias-primas, máquinas, equipamentos e serviços relacionados ao setor eletrometalmecânico. Entre as compradoras confirmadas estão: Aço Perfil, BRF Brasil, Dal Pont Otimização Industrial, Eletro Service Instalações Industriais, Energytek, Ibraflex Industrial, Indemafri Industrial, Jandrigues Utensílios, Montemil Industrial, Plasmetal Tecnologia Industrial, Rotoline Equipamentos Industriais, Silveira Industrial, Usinox Centro de Usinagem Industrial e Zatti Indústria.

A participação na rodada de negócios auxilia as indústrias na identificação, captação de novos fornecedores, na possibilidade de contato direto com grandes empresas e em oportunidades de realização rápida de negócios. Além disso, a rodada proporciona a troca de informações, o conhecimento quanto a novos produtos que otimizam tempo e recursos, fornece parcerias e intercâmbios em âmbito nacional e aumenta a competitividade dos negócios.

EletroMetalMecânica terá espaço de conhecimento e network

Associar o conhecimento aos negócios e a renovação tecnológica dos parques fabris é o principal objetivo da Messe Brasil ao organizar feiras e congressos de áreas técnicas. Para a EletroMetalMecânica em Chapecó estabeleceu parceria com a Unoesc Chapecó e o Senai que idealizaram o espaço “EletroMetalMecânica – Conhecimento e Network” com o objetivo de oportunizar aos expositores e visitantes um local rico de qualificação e atualização para o setor metalmecânico, além de possibilitar a ampliação da rede de relacionamento. “Criamos uma ampla programação paralela à feira com palestras, oficinas e interação entre profissionais, possibilitando a geração de negócios e a atualização técnica”, comenta o professor da Unoesc, Gilberto Pinzetta.

O evento em Chapecó acontece em um cenário de crescimento e especialização do setor metalmecânico na região, em equipamentos para frigoríficos, fabricação de móveis, papel e celulose. O setor de transformação é o que mais gera empregos na região, com 34% dos postos de trabalho. O setor eletrometalmecânico concentra mais de 10% das empresas do oeste catarinense e nas cidades de Chapecó, Xanxerê e Concórdia, esse índice alcança os 57%.

Segundo Pinzetta as indústrias produzem equipamentos com tecnologia mundial para a agroindústria, sistemas de refrigeração e transporte refrigerado, atendendo a agricultura e a manutenção industrial de alto nível para equipamentos diversos, utilizados em diferentes segmentos de atividade. “Esse contexto justifica a importância de oportunizar aos visitantes um espaço na feira que traga máquinas e equipamentos, associado a informações técnicas e atualizações para os profissionais do segmento”, reforça.

Confira a programação completa da “EletroMetalMecânica – Conhecimento e Network”:

06/03 – terça-feira

19h – AGIR 4.0 – Jefferson de Oliveira Gomes

Diretor Regional do Senai/SC e Professor do ITA

07/03 – quarta-feira

19h – Inovação na Automação - IIoT + Indústria 4.0 – Marcílio Antônio Viana Pongitori

Mestrando em Engenharia Mecânica pela Unicamp, Engenheiro Químico pela Universidade Mackenzie 1981, Técnico Nuclear pelo IPEN 1976, participou de vários cursos em Instrumentação e Sistemas de Automação. É Diretor da Dynamis Automação e Cursos Ltda. desde 2001, desenvolvendo projetos e treinamentos em automação.  Atuou como Professor da cadeira de Automação das Faculdades Integradas Einstein de Limeira – Fiel. Exerceu os cargos de engenheiro, gerente e diretor atuando em projetos de automação de processos industriais nas empresas: Total Engenharia, CTMain Engenheiros, Atan Accenture, Siemens, Chemtech, Honeywell, Yokogawa Promom Engenharia e Foxboro Brasileira de Instrumentação (atual Schneider Electric). Desenvolve atividades como voluntário na ISA – International Society of Automation – Atualmente é o Presidente ISA Seção Campinas 2016/17 – Diretor de Treinamento 2015/16 do Distrito 4 para América do Sul, foi o Fundador e Presidente da ISA Seção Campinas no período de 2004/2005 e Presidente da ISA Seção São Paulo no período de 2002 a 2004.

08/03 – quinta-feira

19h – Inovação Eficiente: a propriedade intelectual como ferramenta para inovar no setor metalmecanico – Printe/FACISC

19h40 – Programa de qualificação para Exportação/PEIEX oportunidades para o setor metalmecanico – Núcleo Operacional PEIEX Chapecó

06 a 09/03 – terça a sexta-feira

Vespertino – Unidade Móvel Senai: minipalestras, minicursos e demonstrações – Senai SC

Oficinas Abimaq

Serviço

EletroMetalMecânica 2018 – Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Eletrometalmecânica

Data: 6 a 9 Março de 2018 Horário:

14h às 21h

Local: Parque de Exposições Tancredo Neves – Chapecó/SC – Brasil

Organização: Messe Brasil

Messe Brasil Feiras e Promoções – Rua Araranguá, 77 – América – Joinville SC

Setores em exposição

Peças usinadas, moldes, matrizes e dispositivos, matériasprimas, (aço inox, aços em geral e nãoferrosos), prensas, máquinas e equipamentos para corte e conformação, ferramentais para estamparia, tintas industriais,tratamento térmico e de superfícies, Automação industrial e controle de processos, máquinas para fundição, equipamentos e insumos de solda e caldeiraria, máquinas para indústria plástica e borracha, máquinas ferramenta e periféricos, ferramentas de corte, manutenção industrial, lubrificantes industriais, hidráulica e pneumática, bombas e válvulas, compressores, cilindros e equipamentos, motores, acoplamentos, redutores e engrenagens, controle de qualidade e metrologia dimensional e de forma, software (CAD/CAM/CAE/Industrial), equipamentos para movimentação e armazenagem, projetos e serviços específicos para a indústria Eletrometalmecânica, digitalização e prototipagem, bancos, associações, entidades e publicações técnicas.

Assessoria de Imprensa – Messe Brasil

Simone Hülse Feuser (MTB/SC 000897)

47 99911-5501 – simone@hfcom.net.br